domingo, 11 de abril de 2010

GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: PRODUÇÃO DO GÊNERO LENDA

O desafio de trabalhar a produção de textos é uma realidade que enfrentamos no cotidiano das escolas brasileiras. Salas de aula numerosas, falta de material didático e de equipamentos, extrapolação de carga horária do professor, desinteresse de alunos, dentre outros obstáculos. Neste contexto, temos a difícil tarefa de implementar a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), os quais propõe os gêneros textuais como objeto de ensino da disciplina escolar Língua Portuguesa. Diante desta tarefa, queremos apresentar uma tentativa de trabalho de produção textual na escola, abordando o gênero como objeto a ser ensinado. Uma das leituras que fundamentam nosso trabalho é o livro Gêneros Textuais Orais e escritos na escola, de autoria de Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz. Sendo assim, a sequência didática adotada foi a seguinte:

Atividade 1. Apresentação de narrativas construídas por alunos para discussão dos elementos necessários para a construção do texto narrativo, aspectos relativos ao processos de construção da coerência e coesão, relações entre o texto oral e o texto escrito. Enfim, atividade de reescrita desses textos;
Atividade 2. Leitura e análise do conto O Milagre, Stanislaw Ponte Preta;
Atividade 3. Leitura análise do conto Debaixo da Ponte Preta, de Dalton Trevisan;
Atividade 4. Leitura e análise de lendas: Procne, Tereu e Filomena, As metamorfoses, de Ovídio; Príamo e Tisbe;
Atividade 5. Leitura e análise de lendas amazônicas: lenda do açaí e lenda da mandioca;
Atividade 6. Leitura e análise da lenda urbana: A moça do táxi; discussão de versões dessa lenda e de outras lendas urbanas, apresentação de um episódio " A  mulher de branco", do seriado Sobrenatural;
Atividade 7. Produção de uma lenda do conhecimento de nossos discentes;
Atividade 8. Discussão dos textos produzidos em sala;
Atividade 9. Reescrita dos textos;
Atividade 10- Postagem dos textos no blog.

DEPOIS DA TENTATIVA DE PRODUÇÃO DOS TEXTOS, TIVEMOS ALGUNS RESULTADOS QUE MERECEM NOSSA ANÁLISE, VEJAMOS:

MAPINGUARI
A PORCA DA PEDREIRA
A LENDA DO HOMEM DO TÁXI
A NOIVA DO FORTE
FOGO FATO
O CENTAURO DO PARÁ
O CAÇADOR E A IARA
A MULA SEM CABEÇA
A LENDA DO GUARANÁ
AS MULHERES CHORADEIRAS
A LENDA DO SR REAL
CAIPORA
A LUA
A LENDA DO IABÁ
MATINTA PEREIRA
MATINTA PEREIRA DIABÉTICA
A MULHER DE BRANCO

CURUPIRA
VELHO DO SACO
A LENDA DO BOTO
A LENDA DA NOITE

A MOÇA E AS BONECAS
A LENDA DO BOTO COR DE ROSA
O FANTASMA DA MEIA NOITE
A LENDA DO PEIXE BOI


A LENDA DA COBRA GRANDE
A SENHORA QUE SE TRANSFORMAVA EM PORCO

A TRAÍDA DO TÁXI

A SERPENTE GIGANTE DA AMAZÔNIA
O HOMEM DA MATA
A LENDA MULHER DA PONTE
A MULHER DE BRANCO

A APARELHAGEM
                                           
A MOÇA DO TÁXI


                             A  ORIGEM DO RIO AMAZONAS



                            O CORONEL E O BOTO


                                   O VAQUEIRO JUSTICEIRO


USINA ILUMINADA

MULHER PORCO
GUARANÁ OU OLHO
A LENDA DO CUPUAÇU
A MATINTA PEREIRA

A LENDA DA SENHORA EDUCADA
TAMBA-TAJÁ
A FREIRA DA PRAIA DE MARUDÁ
SEVERA ROMANA

A MENINA DA MALA

GÊNERO FÁBULA
Atividade 1. Leitura e análise dos textos A raposa e as uvas e os Os viajantes e as ursas;
Atvidade 2. Leitura e análise do texto Um apólogo, de Machado de Assis;
Atividade 3. Leitura e interpretaão de provébios;
Atividade  4. Leitura e análise de diferentes versões do texto a cigarra e a formiga;
Atividade  5. Apresentação de traços constitutivos do gênero fábula e assistimos ao vídeo "menino urubu";
Atividade 6. Proposta de criação de uma outra versão para fábulas já conhecidas;
Atividade 7. Discussão a partir dos textos produzidos pelos alunos;
Atividade 8. Reescrita dos textos;
Atividade 9. Publicação dos textos.

OS CACHORROS E OS AÇOUGUES

A BELA OVELHA
                               
                                 O GATO E O CACHORRO- A RAPOSA E O JUMENTO
                                                 A PERERECA E O SAPO
                                                  
                                                   A CIGARRA E AS FORMIGAS
                                              
                                                 O PAVÃO E A CORUJA
O RATINHO E A GALINHA
O CAVALO E O BURRO

A CIGARRA, A FORMIGA E OS ESQUEMAS
O LEÃO E O GATO

A CIGARRA E A FORMIGA VICIADA

A PASSARINHA E A MACACA
A COBRA
AS CIGARRAS E AS FORMIGAS

O TIGRE E O COELHO- O TIGRE E O JABUTI

O ESCORPIÃO E O SAPO
O CÃO E O LOBO

A CIGARRA E AS FORMIGAS
                                              
                                               A FORMIGA E AS CIGARRA
                                                     
                                                      A RAPOSA E O LEÃO
                                                   
                                                     A CIGARRA E A FORMIGA


GÊNERO NOTÍCIA DE JORNAL
































































































































































































































































2 comentários:

  1. Nossa Débora seu blog está maravilhoso, trazendo temas de nossa área. Adorei espero poder mostrar mues trabalhos também nesse espaço que gera discussão!!
    Um forte abraço e pupila sua,

    Márcia Carvalho!

    ResponderExcluir
  2. Nossa professora eu particulamente adorei os textos postados aqui em seu blog, espero que a senhora poste cada dia mais pq isso ajuda muito na educação e no apendizado dos alunos um garnde abraço beijos.


    Hellen Karolina !

    ResponderExcluir